Olá, eu sou Dayane Araújo.
Psicóloga, Terapeuta Ayurveda e Empreendedora
Sou natural de São Paulo e, como brasileira e imigrante, cresci cercada por diferentes culturas e histórias. Essa vivência multicultural ampliou minha percepção sobre o mundo e sobre as pessoas.
Minha caminhada começou na Psicologia, com especialização em Psicoterapia Breve e formação em Relações Interpessoais. Trabalhei em diversos contextos — multinacionais, ONGs e instituições educacionais — sempre com o objetivo de apoiar pessoas em seus processos de transformação.
O caminho me levou a viver em Buenos Aires, Houston e, desde 2018, em Lisboa — onde a vida me trouxe grandes desafios e transformações.
Entretanto aqui em Portugal decidi empreender, e desenvolvi um negócio próprio chamado Real Tasty um negócio especializado em refeições saudáveis congeladas, com o conceito de Flexitarian Food e gluten free — a mesma alimentação que, em Houston, havia me ajudado a ter um caminho. A cozinhar sempre foi uma paixão para mim, porque alimentar o outro também é uma forma de cuidar. Alimentar-se é, em si, terapêutico. Durante três anos, desenvolvi pratos que atendiam um público em busca de equilíbrio e praticidade, sem abrir mão do sabor e da saúde. Vivi intensamente os desafios de gerir um negócio sozinha, fora do meu país e, ainda mais, durante a pandemia.
Mas o ritmo intenso cobrou seu preço. O estresse e a exaustão afetaram profundamente minha saúde física e mental. Comecei a sentir sintomas como cansaço: crônico, insônia, calores, falta de energia, irritabilidade, névoa mental e o período menstrual sumiu. Meu corpo gritava por equilíbrio, mas eu não sabia ouvi-lo. Sem perceber, fui me afastando de mim mesma. Estressada, sem rotina e esgotada, precisei desacelerar e cuidar de mim.
Comecei uma saga para descobrir e entender o que estava passando com o meu corpo. Fiz dezenas de exames e consultas com diferentes profissionais da medicina tradicional. E só após dois anos, recebi o diagnóstico de uma médica no Brasil: eu havia entrado no climatério, em uma possível menopausa precoce.
A notícia foi devastadora (chorei) e pensei: no auge dos meus 40 anos, não pode ser, que terei que atravessar essa transição de forma precose e inesperada. A médica sugeriu iniciar com a reposição hormonal, mas eu não estava pronta. Dentro de mim, sabia que havia uma maneira de restabelecer meu corpo por um caminho natural e integrativo. Foi então que o Ayurveda me reencontrou.
Uma volta ao passado - Eu já havia conhecido o Ayurveda há mais de 10 anos antes, em São Paulo, como paciente de um terapeuta de Yoga Massagem Ayurvédica. Durante dois anos, colhi os efeitos positivos das massagens em meu corpo e mente.
Com o diagnóstico de menopausa precoce, comecei a fazer mudanças na minha rotina, mas ainda não foi suficiente. Então, através de pesquisas, decidi participar de um workshop de Ayurveda para compreender como essa sabedoria ancestral poderia me ajudar naquele momento. Isso me levou a realizar um tratamento ayurvédico profundo, que amenizou todos os meus sintomas e me trouxe de volta a esperança: era possível ter bem-estar e qualidade de vida de forma natural.
Através da Medicina Ayurvédica e da Yoga Massagem, recuperei minha energia, meu centro e minha vitalidade. Descobri como o Ayurveda estava conectado ao meu estilo de vida, à Psicologia e à minha experiência com a alimentação saudável.
O que antes era apenas conhecimento, se transformou em cura.
E a cura se tornou profissão. E me formei como Terapeuta Ayurveda.
E hoje, essa minha missão é ajudar você a ouvir os sinais do seu corpo, restaurar sua energia e viver com mais equilíbrio e saúde.
minha visão e missão
Minha jornada sempre foi movida por um desejo profundo: compreender o ser humano em sua totalidade.
Como Psicóloga, sempre busquei entender a relação entre mente, corpo e emoções. Para mim, saúde mental e saúde física são inseparáveis — quando não estamos bem emocionalmente, o corpo sente; quando o corpo adoece, a mente também é afetada.
Nutrir o corpo e a alma é a chave. Hoje, levo esse aprendizado para a minha prática como terapeuta, utilizando uma visão integrativa para promover equilíbrio e bem-estar aos meus pacientes e clientes.
Através das ferramentas da Psicoterapia e da sabedoria ancestral do Ayurveda, quero transformar vidas, promovendo saúde, consciência e cura. Ofereço autonomia e conhecimento sobre o funcionamento do corpo e da mente. Quero, especialmente, apoiar mulheres que, assim como eu, atravessam os desafios da menopausa — ajudando-as a viver essa fase de forma leve, natural e sustentável.
O meu dharma é ser um canal para que o outro se reconecte consigo mesmo; é inspirar escolhas mais conscientes e cultivar a coragem de enfrentar medos e desafios, com clareza mental sobre o próprio caminho.